APRENDA A FAZER PIZZA ARTESANAL NO FORNO DA SUA C ASA

banner2
http://www.imagemfolheados.com.br/banner.asp?a=100874&id=2

Pizza artesanal
Pizza artesanal é outro nível! Confira a receita

Pizza. Quem não ama uma caprichada massa, um recheio delicioso e tudo preparado com muito carinho? Cheia de charme, a pizza artesanal tem o gostinho de Itália, mas o chef Felipe Tomasi, do Apptite, nos ensina a ter esse sabor utilizando o forno de casa mesmo para preparar.

Pizza artesanal em forno convencional

Rendimento 6 discos médios

Massa:

1 kg de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico
500ml de água mineral morna
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cachaça artesanal
2 colheres de sobremesa de sal
2 colheres de sobremesa de açúcar

Amorne a água e dissolva o fermento mexendo bem com a ajuda de um batedor ou garfo. Em uma bacia ou tigela grande, coloque 800 g de farinha, o sal. o açúcar, a cachaça e o azeite. e depois, coloque a água com o fermento.
Misture tudo com as mãos até a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a superfície de trabalho levemente polvilhada de farinha. Sove a massa com as mãos formando um rolo, depois dobre esse rolo até formar uma bola novamente. Repita o procedimento até a massa ficar lisa. Unte uma bacia com azeite e coloque a massa. Cubra com plástico transparente e leve a um local escuro em temperatura ambiente por quatro horas. Retire a massa da bacia e transfira para um saco transparente bem grande. Coloque a massa protegida na parte de baixo da geladeira por 44 horas.

Abertura da massa:

Corte a massa em pedaços de 210g. Coloque bastante farinha na superfície de trabalho e faça uma bolinha com o pedaço cortado, aperte a bola para transformá-la em disco. Coloque bastante farinha por cima e abra com um rolo no mesmo sentido algumas vezes, gire a massa 180 graus e repita a operação até obter um disco de 25 cm.

Molho:

24 tomates italianos frescos e maduros
6 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa e sal

Rale os tomates e descarte as cascas que sobrarem ou utilize o liquidificador. Se for usar o liquidificador, corte os tomates em quatro pedaços e triture no modo pulsar até obter um purê grosso. Coloque o molho em uma peneira e deixe drenar o excesso de líquido. Tempere com sal e azeite.

Recheio:

1 kg de mozarela em fatias
300 g de pepperoni fatiado

Finalização:

Utilize o recheio sugerido ou qualquer outro da sua preferência. Preaqueça o forno em temperatura máxima por 20 minutos. Coloque o disco na assadeira retirando o excesso de farinha da massa. De preferência, utilize uma assadeira com furos em sua base. Asse a massa por 10 minutos ou até o disco ficar firme. Faça um teste da consistência tentando dobrar o disco, ele deve estar resistente e não ceder. Nesse momento o disco sairá do forno ainda branco, sem dourar. Retire o disco do forno e leve para uma grade ou grelha para respirar. Adicione o molho de tomate, cubra com queijo e pepperoni. Volte ao forno no modo grill por mais 10 minutos. Se você não possuir grill, continue assando em forno alto até dourar bem a pizza. Retire do forno e corte em quatro pedaços. Coma com as mãos e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s